[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_custom_heading text=”Entenda o passo a passo das diferentes formas disponíveis para consultar a pontuação da sua CNH.” use_theme_fonts=”yes” el_class=”no_stripe”][stm_post_details][vc_column_text]É normal que em certo momento, pessoas procurem consultar qual é o atual saldo de pontos que consta em sua CNH. Algumas pessoas são mais precavidas e procuram manter regularidade nas consultas para evitar injustiças como um erro por parte das instituições fiscalizadoras, outras seguem rotinas extressantes no trânsito, estão constantemente dirigindo o que de certa forma pode aumentar a vulnerabilidade do condutor a tomar mais multas, consequentemente sofrer mais punições. Estar ciente sobre a pontuação pode colocar você alguns passos a frente para evitar a Suspensão da CNH e por isso criamos esse texto para te ajudar.
O que são os pontos da CNH?
Os pontos na CNH são como “penalidades” atribuídas ao condutor após identificação que esse cometeu uma infração de trânsito. Esses pontos variam dependendo da gravidade da infração.
Como os pontos são atribuídos para cada tipo de multa?
As pontuações seguem os seguem os critérios que colocamos no texto abaixo, assim como alguns exemplos também são fornecidos.
Gravíssima – sete pontos, exemplo: Dirigir com velocidade de no mínimo 50% acima do permitido na vida onde foi cometida a infração.
Grave – cinco pontos, exemplo: Deixar de prestar socorro após fazer parte de algum incidente de trânsito que possa ter resultado em vítimas fatais ou não.
Média – quatro pontos, exemplo: Ter a mobilidade do veículo interrompida na via por falta de combustível.
Leve – três pontos, exemplo: Fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública.
Quem recebe os pontos?
O condutor atuado no ato é o agente que recebe os pontos na CNH, porém isso só ocorre quando o condutor do veículo é multado por um agente de fiscalização que possui autorização para abordar, ou seja, um policial ou autoridade semelhante.
Esses pontos podem ser transferidos para outro condutor?
Caso o condutor não seja atuado no ato, o normal é receber uma notificação que é enviada pelo correio. Nesse documento consta um campo chamado “Identificação do Condutor Infrator”, esse deve ser devidamente preenchido com o nome do condutor infrator e os números do seu RG, CPF e CNH. Lembrando que existe um prazo fixado que deve ser cumprido para que tal atividade possa ter real efeito.
Como faço para consultar a pontuação da CNH?
Você pode consultar a pontuação da sua CNH pessoalmente no órgão de trânsito competente em sua região, com o documento em mãos.
Além dessa, existe uma alternativa mais rápida através da internet, nas páginas do Detran de seu estado. É possível também verificar ospontos na carteira de mototista através do aplicativo Autocheck do Detran, porém está disponível somente para os estados de SP, RJ, MG, PR, RS, BA e PE. A consulta de dados de veículos é feita pelo número do chassi, número da placa ou pelo Renavam. Esse serviço é simples de ser usado, oferece várias informações relevantes e por enquanto, ainda é gratuito.
[/vc_column_text][stm_post_bottom][stm_post_about_author][stm_post_comments][/vc_column][vc_column width=”1/3″][stm_sidebar sidebar=”527″][/vc_column][/vc_row]